Aguarde um momento, por favor...

 
01 de Outubro de 2016
 
 
ACREDITAR NA QUALIDADE!

Divulgação de Evento sobre Responsabilidade Social no Ensino Superior, Educação e Formação

23 de Setembro 2016

A Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) que funciona no âmbito do Instituto Português da Qualidade, IPQ I.P,  vai realizar no dia 19 de outubro de 2016, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), um Encontro subordinado ao tema “Responsabilidade Social no Ensino Superior, Educação e Formação”, cujo programa se anexa aqui.

O Encontro terá lugar em Coimbra, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem (ESEnfC) que comemora 135 anos de existência.

O Encontro tem como tema de fundo a Responsabilidade Social no Ensino Superior, Educação e Formação e pretende constituir uma oportunidade de reflexão, balanço e delineamento de estratégias, potenciadoras de mais qualidade no ensino superior, educação e formação. A aproximação e a cooperação entre instituições de ensino superior e não superior possibilitará um reforço das redes colaborativas que permitirá a partilha de conhecimentos e a troca de experiências (nacionais e internacionais) para o aperfeiçoamento dos respetivos sistemas de avaliação da qualidade.

Tem como destinatários Docentes e Formadores; Dirigentes e Quadros Técnicos ou com atividade relacionada com o Ensino Superior, Educação, Formação e Responsabilidade Social; Empregadores; Sindicatos; Associações Profissionais; Associações de Estudantes; Representantes dos diversos setores da sociedade que interagem com o Ensino Superior, Educação e Formação.

As inscrições deverão ser realizadas, até ao dia 14 de outubro de 2016, inclusive, através do preenchimento do formulário no site www.esenfc.pt/event/dqie ou para o email dqie@esenfc.pt

..........................................................................................................................................................

Atualização de listagem - entidades com certificação revogada e caducada

8 de Setembro 2016

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades formadoras que perderam a sua certificação por motivo de revogação, caducidade ou renúncia. Esta informação pode ser consultada no menu Pesquisa de entidades - certificação revogada/caducada.

...............................................................................................................................................................................

Atualização de listagens

2 de Setembro 2016

A DSQA informa que foi atualizada a seguinte informação: lista de entidades formadoras acreditadas pela DGERT e lista de entidades formadoras certificadas pela Direção-Geral de Política de Justiça (certificação de âmbito setorial).

.........................................................................................................................................................................

Esclarecimento sobre utilização da Ficha Curricular - modelo DGERT

21 de Julho 2016

A DSQA informa todos os interessados que a utilização do modelo de Ficha Curricular da DGERT por parte das entidades formadoras, deverá ocorrer apenas no âmbito da apresentação de pedidos ao Sistema de Certificação e no que respeita à caracterização curricular de colaboradores da sua equipa técnico-pedagógica, conforme referido na nota introdutória do próprio documento.

Como tal, a Ficha Curricular não pode ser exigida por entidades formadoras em processos de seleção de candidatos a formadores, uma vez que não cabem no âmbito de pedidos de certificação efetivos e nessa fase os colaboradores não fazem ainda parte da sua equipa técnico-pedagógica, podendo não vir a integrá-la de todo.

Mais se informa que esta configura uma prática irregular por parte das entidades, a qual será devidamente considerada no âmbito do seu relacionamento com o Sistema de Certificação.

..............................................................................................................................................................................

Alteração de correio eletrónico da Certificação

13 de Julho 2016

A DSQA informa todos os utilizadores que o endereço de correio eletrónico geral da certificação de entidades formadoras foi alterado para certifica@dgert.mtsss.pt

...........................................................................................................................................................................

Alteração de horário de atendimento

08 de Julho 2016

A partir do próximo dia 11 de Julho o atendimento telefónico e presencial da DSQA/Certificação de Entidades Formadoras passa a ser assegurado no seguinte horário:

Período da manhã - 09h00-13h00

Período da tarde - 14h00-16h00

..........................................................................................................................................................................

Atualização de lista de entidades formadoras acreditadas pela DGERT

08 de Julho 2016

A DSQA informa que foi atualizada a lista de entidades formadoras acreditadas pela DGERT. Por favor consulte o menu respetivo.

..........................................................................................................................................................................

Esclarecimento sobre entidades que podem requerer a certificação pela DGERT - importante

11 de Junho 2014

No menu Certificação de entidades formadoras-destinatários foi atualizada informação sobre as entidades que têm enquadramento na Portaria nº 851/2010, de 6 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de Junho.

Esclarece-se quais as tipologias de entidades que, de acordo com o artigo 4º da referida Portaria, podem requerer a certificação inserida na política da qualidade dos serviços e aquelas que, pela sua natureza jurídica e reconhecimento oficial já detido, podem estar excepcionadas de requerer a certificação (designadamente, entidades formadoras reconhecidas pelos respetivos ministérios de tutela e no âmbito dos sistemas educativo, científico e tecnológico).

Com este esclarecimento deixa de ser disponibilizada a lista de entidades formadoras equiparadas a entidades certificadas até agora publicada. Perante a informação disponibilizada no menu, cada entidade deve posicionar-se quanto ao seu enquadramento na Portaria e em caso de dúvida solicitar um parecer jurídico à DGERT.

A DGERT continua a notificar as entidades formadoras acreditadas que considera que têm enquadramento no sistema de certificação. Contudo, caso as entidades verifiquem que podem enquadrar-se na excepção referida, devem contactar os nossos serviços para esclarecimentos.

............................................................................................................................................................

No menu Arquivo de avisos pode consultar outros avisos/informações que vão sendo publicados nesta página

NOTÍCIAS